blog do CONSUMIDOR DE CANOAS

Contato com responsável: buenotche@ig.com.br;








Prezado consumidor.
Todos na verdade somos consumidores de fato ou em potencial.
Este veículo tem o escopo de prestar auxílio em dúvidas gerais sobre direitos do consumidor, fornecendo dicas úteis de como proceder em casos que ocorram desta área do direito.


RESUMO DA DOCUMENTAÇÃO BÁSICA EXIGIDA REFERENTE ÀS PRINCIPAIS DEMANDAS EM DIREITOS DO CONSUMIDOR:

1) PROBLEMAS COM PRODUTOS (bens móveis em geral): Nota fiscal, ordens de serviço da Assistência Técnica, Termo de Garantia, Protocolos de atendimento on line(se for compra on line), boletos, comprovantes de pagamento, etc;

2) SERVIÇOS ESSENCIAIS (Telefonia em geral, internet, tv a cabo, etc), ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA): Últimas Contas, faturas, boletos, etc, de preferência com discriminativo mensal e comprovantes de pagamento, cartas, avisos enviados ao consumidor, ofertas enviadas, etc, protocolos de atendimento do SAC da empresa;

3) ASSUNTOS FINANCEIROS(Bancos, instituições financeiras):Cartões, boletos, faturas, comprovantes de pagamentos, extratos bancários, correspondências enviadas pela instituição ao consumidor referentes ao problema, etc e outros que tiver sobre a conta bancária;

4) DÍVIDAS: boletos, faturas, comprovantes de pagamento, extratos, etc, sendo que o parcelamento possui regras em cada empresa, pois não é obrigatório, em que pode ser solicitada nos órgãos de defesa do consumidor a mediação no intuito de realizar um acordo mais favorável ao consumidor;

5) SAÚDE: contratos, comprovantes de pagamentos, etc;


6) HABITACIONAL: contratos, comprovantes de pagamento, boletos, e outrso emitidos pelas empresas;

PROCEDIMENTO COMUM A TODAS AS QUESTÕES:

Quando há SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor, de preferência, que seja efetuada a tentativa junto ao mesmo antes de comparecer até um órgão de defesa do consumidor visando cumprir este requisito importante na hora de comprovar que efetuou a tentativa prévia antes de buscar o auxílio.


TITULAR OU PROCURADOR:

A reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor pode ser feita ou pelo titular que consta nos documentos, ou por um procurador
sendo que no caso do procurador efetuar a reclamação terá que trazer as cópias do RG e CPF do titular, além é claro dos documentos que referimos nos itens de cada tipo de produto ou serviço.

quinta-feira, 19 de maio de 2011

NOVA RELAÇÃO DE SITES DE COMPRAS DENUNCIADOS NACIONALMENTE

Prezados consumidores.
Foi publicado recentemente pelo PROCON de São Paulo uma lista de sites de compras pela internet que possuem denúncias de infrações por descumprimento na entrega dos bens, ou até infrações mais graves e que já estão sob investigações da polícia civil especializada.
Portanto, importante ter o máximo de cuidado ao efetuar compras.
Ainda, foram divulgadas pelo PROCON/SP, algumas dicas úteis na hora de avaliar se é confiável ou não um site de compras:
"Dicas os consumidores
*desconfie de preços abaixo da média do mercado;
*verifique no site registro.br os dados da empresa, tais como, razão social, endereço, CNPJ. Se o domínio for .com ou .net, cheque onde o site está hospedado através dos seguintes sites: whois.domaintools.com, who.is, whois.com; fique atento se o site estiver hospedado fora do Brasil;
*desconfie de sites que exigem depósito em conta corrente de pessoas físicas
ou depósitos em caderneta de poupança;
*consulte as redes sociais para verificar se existem registros de reclamações;
*verifique o endereço físico da empresa, telefones, e-mails e quais os
procedimentos para reclamação, devolução, garantias, etc;
*guarde todos os dados das compras: o nome do site, itens adquiridos, valores
pagos, número do protocolo da compra ou pedido;
*exija sempre nota fiscal  da compra;

Vamos aí à lista então:

http://www.aicade.com.br/ Goiás Cobranças Ltda
www.cwbeletro.com.br CWB Eletrônico Ltda
www.tudonlineprodutos.com Tudo Online Comercial e Distrib. Ltda Mewww.apostilasconcursos.com.br Net Pro Comércio e Serviços Ltda Mewww.notecam.com.br P S Gomes Bastos Informática Mewww.marineletro.com.br WCR Eletrônicos Ltdawww.cmykshop.com.br MM de Lima Informáticawww.centernote.com.br Centernote Produtos Eletrônicos Ltdawww.mfriends.com.br* Mfriends International Com. Prod. Eletr. Ltdawww.wbronkowski.com* Fernanda Mattos’ Avilawww.nacionalshop.com.br Nacional Com de Produtos Eletrônicos Ltdawww.skinzilla.com.br* Fabiano dos Santoswww.u6shop.com.br Ademar Tomé da Cunha Júniorwww.bininhobaby.com.br* Marco Aurélio de Lima Rosawww.eletrosp.com.br Gérson Brito da Silvawww.seuchina.com* Marcos Silvériowww.newtenis.com.br* Fabiana Rúbio Antoniowww.brasilbay.com.br* Pedro Luiz Collyerwww.eletropenhaonline.com.br* L N Eletro Penha Eletrônicos LtdaOlho vivo então antes de fechar qualquer negóc
A internet introduziu na rotina das pessoas a possibilidade de
contratar serviços e fazer compras sem sair de casa. Usufruir dessas
facilidades, porém, requer alguns cuidados para evitar fraudes,
golpes, uso indevido dos dados pessoais, dentre outros problemas.
Fique atento a algumas dicas importantes.
*antes de fechar a compra, faça pesquisa no site da Fundação
Procon-SP, 
www.procon.sp.gov.br , para verificar se a empresa tem registro de reclamações.
*(nesse caso transcreve-se conforme divulgado pela fonte, mas podem ser consultados também ao PROCON Canoas, ou ao PROCON/RS, ou até outros PROCON'S pelo Brasil, mas pesquisar sempre antes de fechar o negócio. Acrescentaríamos ainda pesquisa junto ao site do Tribunal de Justiça do RS - www.tjrs.gov.br, e verificar se há processos abertos contra o site de compras, procurar verificar se efetuam acordos em casos do gênero, etc);

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