Semana passada, mais um consumidor encontrou solução para o famoso "caso das almofadas fisioterápicas", que foram amplamente vendidas com a promessa de cura de doenças por serem "milagrosas", porém não passavam de mais um engodo, uma farsa.
Desde 2007, quando do início da comercialização delas, houve cerca de 100 processos gerados contra o fabricante e distribuidores, face à constatação pelos consumidores de que se tratava de uma enganação, e que o produto não tinha efeito terapêutico algum.
Ocorre que, com a falência do fabricante e sumiço dos distribuidores, os consumidores, além de ficarem literalmente "na mão", não tinham perspectivas de receberem os valores empregados em tal mercadoria inútil;
Mesmo face à esta situação desanimadora, o PROCON Canoas, através de negociação com as instituições que financiavam o produto, conseguiu com muita competência, que os adquirentes, geralmente idosos, (muitos em hipossuficiência financeira), com problemas de dores, e doenças relacionadas à área ortopédica, conseguissem gradualmente, ao longo deste período, receber a devolução de valores empregados.
Pois então ocorreu, semana passada, mais um caso de devolução de valores, quando já nem o consumidor esperava que pudesse algum dia receber algo, e foi-lhe restituído através da mediação do PROCON Canoas, os valores pagos com correção monetária do período.
O próprio consumidor ficou extremamente feliz com a convocação do PROCON Canoas para que comparecesse até nossa sede, visando acertar os detalhes para o recebimento.
O mesmo já nem imaginava que poderia obter a restituição, porém lhe explicamos que os processos, muitas vezes demoram um certo tempo para a resposta, mas que jamais desistimos, exceto por autorização de baixa do próprio consumidor, quando há interesse do mesmo, em que há que se ter sua expressa renúncia ou desistência, porém o PROCON Canoas, mantém os processos em andamento, até que tenha-se uma solução perquerida desde sua abertura, no pedido inicial.
Importante esclarecer, que as devoluções são feitas individualmente, caso a caso, conforme o processo, pois a maioria dos consumidores já conseguiu reaver os valores, sendo que nem todos, pois houve mais de uma instituição financeira que parcelou na época os valores, e algumas não aceitaram a devolução. Existem então alguns consumidores que ainda brigam judicialmente pelo dinheiro que lhe subtraíram indevidamente.
Então mais uma vez, a persistência e perseverança venceram, e a espera valeu para o consumidor.
Parabéns aos servidores do PROCON Canoas por seu empenho, garra e nunca desistirem de lutar em prol dos direitos do consumidor;
à Coordenação.
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