blog do CONSUMIDOR DE CANOAS

Contato com responsável: buenotche@ig.com.br;








Prezado consumidor.
Todos na verdade somos consumidores de fato ou em potencial.
Este veículo tem o escopo de prestar auxílio em dúvidas gerais sobre direitos do consumidor, fornecendo dicas úteis de como proceder em casos que ocorram desta área do direito.


RESUMO DA DOCUMENTAÇÃO BÁSICA EXIGIDA REFERENTE ÀS PRINCIPAIS DEMANDAS EM DIREITOS DO CONSUMIDOR:

1) PROBLEMAS COM PRODUTOS (bens móveis em geral): Nota fiscal, ordens de serviço da Assistência Técnica, Termo de Garantia, Protocolos de atendimento on line(se for compra on line), boletos, comprovantes de pagamento, etc;

2) SERVIÇOS ESSENCIAIS (Telefonia em geral, internet, tv a cabo, etc), ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA): Últimas Contas, faturas, boletos, etc, de preferência com discriminativo mensal e comprovantes de pagamento, cartas, avisos enviados ao consumidor, ofertas enviadas, etc, protocolos de atendimento do SAC da empresa;

3) ASSUNTOS FINANCEIROS(Bancos, instituições financeiras):Cartões, boletos, faturas, comprovantes de pagamentos, extratos bancários, correspondências enviadas pela instituição ao consumidor referentes ao problema, etc e outros que tiver sobre a conta bancária;

4) DÍVIDAS: boletos, faturas, comprovantes de pagamento, extratos, etc, sendo que o parcelamento possui regras em cada empresa, pois não é obrigatório, em que pode ser solicitada nos órgãos de defesa do consumidor a mediação no intuito de realizar um acordo mais favorável ao consumidor;

5) SAÚDE: contratos, comprovantes de pagamentos, etc;


6) HABITACIONAL: contratos, comprovantes de pagamento, boletos, e outrso emitidos pelas empresas;

PROCEDIMENTO COMUM A TODAS AS QUESTÕES:

Quando há SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor, de preferência, que seja efetuada a tentativa junto ao mesmo antes de comparecer até um órgão de defesa do consumidor visando cumprir este requisito importante na hora de comprovar que efetuou a tentativa prévia antes de buscar o auxílio.


TITULAR OU PROCURADOR:

A reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor pode ser feita ou pelo titular que consta nos documentos, ou por um procurador
sendo que no caso do procurador efetuar a reclamação terá que trazer as cópias do RG e CPF do titular, além é claro dos documentos que referimos nos itens de cada tipo de produto ou serviço.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

PERSISTÊNCIA E PERSEVERANÇA - MAIS UM CONSUMIDOR SATISFEITO NO CASO DAS ALMOFADAS ORTOPÉDICAS

Semana passada, mais um consumidor encontrou solução para o famoso "caso das almofadas fisioterápicas", que foram amplamente vendidas com a promessa de cura de doenças por serem "milagrosas", porém não passavam de mais um engodo, uma farsa.

Desde 2007, quando do início da comercialização delas, houve cerca de 100 processos gerados contra o fabricante e distribuidores, face à constatação pelos consumidores de que se tratava de uma enganação, e que o produto não tinha efeito terapêutico algum.

Ocorre que, com a falência do fabricante e sumiço dos distribuidores, os consumidores, além de ficarem literalmente "na mão", não tinham perspectivas de receberem os valores empregados em tal mercadoria inútil;

Mesmo face à esta situação desanimadora, o PROCON Canoas, através de negociação com as instituições que financiavam o produto, conseguiu com muita competência, que os adquirentes, geralmente idosos, (muitos em hipossuficiência financeira), com problemas de dores, e doenças relacionadas à área ortopédica, conseguissem gradualmente, ao longo deste período, receber a devolução de valores empregados.

Pois então ocorreu, semana passada, mais um caso de devolução de valores, quando já nem o consumidor  esperava que pudesse algum dia receber algo, e foi-lhe restituído através da mediação do PROCON Canoas, os valores pagos com correção monetária do período.

O próprio consumidor ficou extremamente feliz com a convocação do PROCON Canoas para que comparecesse até nossa sede, visando acertar os detalhes para o recebimento.

O mesmo já nem imaginava que poderia obter a restituição, porém lhe explicamos que os processos, muitas vezes demoram um certo tempo para a resposta, mas que jamais desistimos, exceto por autorização de baixa do próprio consumidor, quando há interesse do mesmo, em que há que se ter sua expressa renúncia ou desistência, porém o PROCON Canoas, mantém os processos em andamento, até que tenha-se uma solução perquerida desde sua abertura, no pedido inicial.

Importante esclarecer, que as devoluções são feitas individualmente, caso a caso, conforme o processo, pois a maioria dos consumidores já conseguiu reaver os valores, sendo que nem todos, pois houve mais de uma instituição financeira que parcelou na época os valores, e algumas não aceitaram a devolução. Existem então alguns consumidores que ainda brigam judicialmente pelo dinheiro que lhe subtraíram indevidamente.

Então mais uma vez, a persistência e perseverança venceram, e a espera valeu para o consumidor.

Parabéns aos servidores do PROCON Canoas por seu empenho, garra e nunca desistirem de lutar em prol dos direitos do consumidor;

à Coordenação.

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