blog do CONSUMIDOR DE CANOAS

Contato com responsável: buenotche@ig.com.br;








Prezado consumidor.
Todos na verdade somos consumidores de fato ou em potencial.
Este veículo tem o escopo de prestar auxílio em dúvidas gerais sobre direitos do consumidor, fornecendo dicas úteis de como proceder em casos que ocorram desta área do direito.


RESUMO DA DOCUMENTAÇÃO BÁSICA EXIGIDA REFERENTE ÀS PRINCIPAIS DEMANDAS EM DIREITOS DO CONSUMIDOR:

1) PROBLEMAS COM PRODUTOS (bens móveis em geral): Nota fiscal, ordens de serviço da Assistência Técnica, Termo de Garantia, Protocolos de atendimento on line(se for compra on line), boletos, comprovantes de pagamento, etc;

2) SERVIÇOS ESSENCIAIS (Telefonia em geral, internet, tv a cabo, etc), ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA): Últimas Contas, faturas, boletos, etc, de preferência com discriminativo mensal e comprovantes de pagamento, cartas, avisos enviados ao consumidor, ofertas enviadas, etc, protocolos de atendimento do SAC da empresa;

3) ASSUNTOS FINANCEIROS(Bancos, instituições financeiras):Cartões, boletos, faturas, comprovantes de pagamentos, extratos bancários, correspondências enviadas pela instituição ao consumidor referentes ao problema, etc e outros que tiver sobre a conta bancária;

4) DÍVIDAS: boletos, faturas, comprovantes de pagamento, extratos, etc, sendo que o parcelamento possui regras em cada empresa, pois não é obrigatório, em que pode ser solicitada nos órgãos de defesa do consumidor a mediação no intuito de realizar um acordo mais favorável ao consumidor;

5) SAÚDE: contratos, comprovantes de pagamentos, etc;


6) HABITACIONAL: contratos, comprovantes de pagamento, boletos, e outrso emitidos pelas empresas;

PROCEDIMENTO COMUM A TODAS AS QUESTÕES:

Quando há SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor, de preferência, que seja efetuada a tentativa junto ao mesmo antes de comparecer até um órgão de defesa do consumidor visando cumprir este requisito importante na hora de comprovar que efetuou a tentativa prévia antes de buscar o auxílio.


TITULAR OU PROCURADOR:

A reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor pode ser feita ou pelo titular que consta nos documentos, ou por um procurador
sendo que no caso do procurador efetuar a reclamação terá que trazer as cópias do RG e CPF do titular, além é claro dos documentos que referimos nos itens de cada tipo de produto ou serviço.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

PROCON REALIZA PALESTRA PARA COMERCIANTES NO CANOAS SHOPPING

Divulgamos mais uma notícia do PROCON Canoas em nosso blog do consumidor canoas.
"Dando continuidade às ações de Educação para o Consumo, após já realizadas diversas visitas e atividades de educação e orientação a lojistas, inclusive várias com o apoio dos jovens do Projeto "Geração Consciente", o PROCON Canoas inova mais uma vez ao realizar em 02/08/11, no Canoas Shopping, palestra intitulada: " O papel do fornecedor nas relações de Consumo", dirigida aos comerciantes do local. A atividade contou com a presença e participação de dezenas de fornecedores. O Gestor Fábio Bueno abriu a atividade apresentando a instituição e a equipe; em seguida o Setor de Fiscalização, a cargo da Fiscal Maria Cristina, expos maneiras corretas de etiquetação e exposição dos produtos em vitrines e formas adequadas para o pagamento dos produtos. Seguiu-se a palestra com a explicação de tópicos da lei atual com o Dr. Marney de Souza, Advogado do Setor Jurídico. Ao final, a platéia tirou suas dúvidas e trocou idéias com toda a equipe do PROCON.


O objetivo central de atividades do gênero é a educação para o consumo, bem como a harmonização das relações entre consumidor e fornecedor, visando a adequação de procedimentos e diminuição de conflitos.

A palestra contou com o apoio da administração do Canoas Shopping, que estruturou o evento ocorrido em sala do Cinemark, pela manhã, antes da abertura ao público.

Observou-se que os comerciantes participantes demonstraram interesse e satisfação com as temáticas apresentadas;


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