blog do CONSUMIDOR DE CANOAS

Contato com responsável: buenotche@ig.com.br;








Prezado consumidor.
Todos na verdade somos consumidores de fato ou em potencial.
Este veículo tem o escopo de prestar auxílio em dúvidas gerais sobre direitos do consumidor, fornecendo dicas úteis de como proceder em casos que ocorram desta área do direito.


RESUMO DA DOCUMENTAÇÃO BÁSICA EXIGIDA REFERENTE ÀS PRINCIPAIS DEMANDAS EM DIREITOS DO CONSUMIDOR:

1) PROBLEMAS COM PRODUTOS (bens móveis em geral): Nota fiscal, ordens de serviço da Assistência Técnica, Termo de Garantia, Protocolos de atendimento on line(se for compra on line), boletos, comprovantes de pagamento, etc;

2) SERVIÇOS ESSENCIAIS (Telefonia em geral, internet, tv a cabo, etc), ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA): Últimas Contas, faturas, boletos, etc, de preferência com discriminativo mensal e comprovantes de pagamento, cartas, avisos enviados ao consumidor, ofertas enviadas, etc, protocolos de atendimento do SAC da empresa;

3) ASSUNTOS FINANCEIROS(Bancos, instituições financeiras):Cartões, boletos, faturas, comprovantes de pagamentos, extratos bancários, correspondências enviadas pela instituição ao consumidor referentes ao problema, etc e outros que tiver sobre a conta bancária;

4) DÍVIDAS: boletos, faturas, comprovantes de pagamento, extratos, etc, sendo que o parcelamento possui regras em cada empresa, pois não é obrigatório, em que pode ser solicitada nos órgãos de defesa do consumidor a mediação no intuito de realizar um acordo mais favorável ao consumidor;

5) SAÚDE: contratos, comprovantes de pagamentos, etc;


6) HABITACIONAL: contratos, comprovantes de pagamento, boletos, e outrso emitidos pelas empresas;

PROCEDIMENTO COMUM A TODAS AS QUESTÕES:

Quando há SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor, de preferência, que seja efetuada a tentativa junto ao mesmo antes de comparecer até um órgão de defesa do consumidor visando cumprir este requisito importante na hora de comprovar que efetuou a tentativa prévia antes de buscar o auxílio.


TITULAR OU PROCURADOR:

A reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor pode ser feita ou pelo titular que consta nos documentos, ou por um procurador
sendo que no caso do procurador efetuar a reclamação terá que trazer as cópias do RG e CPF do titular, além é claro dos documentos que referimos nos itens de cada tipo de produto ou serviço.

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

MAIS UMA FRAUDE ELETRÔNICA: "COMPRA DA CHINA" E OUTROS SITES DE COMPRAS ON LINE

O PROCON Canoas visando alertar aos consumidores de produtos pela via da internet, vem publicar nota oficial do MINISTÉRIO PÚBLICO SOBRE ESTA FRAUDE, QUE SOMENTE CRESCE A CADA DIA, PRINCIPALMENTE NESTA ÉPOCA DO ANO:
"OPERAÇÃO SALAMANDRA - SITE WWW.COMPRADACHINA.COM.BR
ORIENTAÇÕES AOS CONSUMIDORES "COMPRA DA CHINA".
A  Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos do Ministério
Público do Estado de Minas Gerais deflagrou no dia 22 de  setembro de
2010 a Operação Salamandra, que prendeu a quadrilha que está sendo
investigada pela prática de  crimes de estelionato, formação de
quadrilha e lavagem de dinheiro através dos seguintes sites:
 www.compradachina.com.br
www.conectacomputadores.com.br
www.mercadodachina.com.br
www.celulareschina.com
www.comprasdachina.com.br
 Prestamos por oportuno, as seguintes informações:                                                    
1) Os responsáveis pelos referidos sites estão sendo processados na esfera
criminal - Processo Crime em curso perante a 6ª Vara Criminal de Belo
Horizonte nº 1966794-03.2010.8.13.0024.
Esta ação não busca o
ressarcimento do prejuízo causado às vítimas, mas a sua punição pela
prática dos crimes de estelionato, formação de quadrilha e lavagem de
dinheiro.
2) Que existem bens e valores apreendidos nos autos da
referida ação criminal e que os
interessados deverão procurar o Juizado Especial Cível de sua Comarca
dando esta informação, para buscar o eventual resssarcimento de seu
prejuízo.

Fonte: Promotoria Estadual de Combate aos Crimes Cibernéticos"

2 comentários:

  1. Comprei um celular eyo mp20, paguei o boleto dia 9/02/2011
    e até agora o status ainda indica aprovado para envio. Tentei ligar, passei quase duas horas para ser atendido, não consegui, tentei acessar via on line, a fila de espera é de quase 100 pessoas para falar, quando consegui, não fui bem atendido, só dizem que tenho que aguardar. Esse site deveria ser tirado do ar, para que outras pessoas não fossem enganadas como todos nós, eles prometem 7 dias a postagem e não cumprem nada do prometido. Até então, acredito que sou mais uma vítima deste site compre da china. Fui iludido por sua propaganda nos portais da internet, como já comprei pela net e sempre recebi em menos de 5 dias os meus pedidos. Este site traiu a minha confiança. E sua falta de ÉTICA coloca risco as vendas pelos portais da internet.

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  2. Bom dia
    Comprei um celular dia 18/04 , hoje é 12/05 e até agora nada , pesquisei no link dos correios eles estão falando que foi postado
    Não recebi até hoje .
    Será que cai no golpe
    Aiiiiiiiiiiiiiiiii

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