blog do CONSUMIDOR DE CANOAS

Contato com responsável: buenotche@ig.com.br;








Prezado consumidor.
Todos na verdade somos consumidores de fato ou em potencial.
Este veículo tem o escopo de prestar auxílio em dúvidas gerais sobre direitos do consumidor, fornecendo dicas úteis de como proceder em casos que ocorram desta área do direito.


RESUMO DA DOCUMENTAÇÃO BÁSICA EXIGIDA REFERENTE ÀS PRINCIPAIS DEMANDAS EM DIREITOS DO CONSUMIDOR:

1) PROBLEMAS COM PRODUTOS (bens móveis em geral): Nota fiscal, ordens de serviço da Assistência Técnica, Termo de Garantia, Protocolos de atendimento on line(se for compra on line), boletos, comprovantes de pagamento, etc;

2) SERVIÇOS ESSENCIAIS (Telefonia em geral, internet, tv a cabo, etc), ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA): Últimas Contas, faturas, boletos, etc, de preferência com discriminativo mensal e comprovantes de pagamento, cartas, avisos enviados ao consumidor, ofertas enviadas, etc, protocolos de atendimento do SAC da empresa;

3) ASSUNTOS FINANCEIROS(Bancos, instituições financeiras):Cartões, boletos, faturas, comprovantes de pagamentos, extratos bancários, correspondências enviadas pela instituição ao consumidor referentes ao problema, etc e outros que tiver sobre a conta bancária;

4) DÍVIDAS: boletos, faturas, comprovantes de pagamento, extratos, etc, sendo que o parcelamento possui regras em cada empresa, pois não é obrigatório, em que pode ser solicitada nos órgãos de defesa do consumidor a mediação no intuito de realizar um acordo mais favorável ao consumidor;

5) SAÚDE: contratos, comprovantes de pagamentos, etc;


6) HABITACIONAL: contratos, comprovantes de pagamento, boletos, e outrso emitidos pelas empresas;

PROCEDIMENTO COMUM A TODAS AS QUESTÕES:

Quando há SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor, de preferência, que seja efetuada a tentativa junto ao mesmo antes de comparecer até um órgão de defesa do consumidor visando cumprir este requisito importante na hora de comprovar que efetuou a tentativa prévia antes de buscar o auxílio.


TITULAR OU PROCURADOR:

A reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor pode ser feita ou pelo titular que consta nos documentos, ou por um procurador
sendo que no caso do procurador efetuar a reclamação terá que trazer as cópias do RG e CPF do titular, além é claro dos documentos que referimos nos itens de cada tipo de produto ou serviço.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

RESPOSTA A COMENTÁRIO DE CONSUMIDORA CONSCIENTE

Prezada sra. consumidora, agradecemos pelo comentário realizado e pela divulgação deste blog. Estivemos com problemas técnicos, mas vamos retomar e procurar voltar a atualizar o blog. Quanto à questão levantada sobre o veículo Zero KM com vício de qualidade, entendemos que a providência correta por parte da empresa seria efetuar a troca do produto, pois em muitos casos consertos causam depreciação no veículo, ou seja, não poderá ocorrer desvalorização do bem; então deverá o fornecedor ou conceder a troca por outro novo, ou devolver os valores pagos com correção monetária.


Esta é a nossa interpretação do art. 18 do CDC para o caso concreto.

Att. Blog do Consumidor Canoas.

PROCON CANOAS REALIZA PALESTRA A ENTIDADES EMPRESARIAIS E PROFISSIONAIS LIBERAIS DE CANOAS

O PROCON Canoas realizou no último dia 28/10/11, palestra entitulada: " O papel das relações de consumo na sociedade e economia atuais", no Canoas Parque Hotel para o Fórum de Entidades Empresariais e Profissionais Liberais de Canoas.
Entre os temas abordados, foi apresentado um histórico das relações de consumo, planos econômicos, conjuntura mundial e nacional, relato de atividades do órgão ao fórum, e outros temas e abordagens.
O Gestor ainda esclareceu a todos as principais missões, áreas de atuação e ações que estão sendo desenvolvidas pela atual gestão, bem como apresentou o projeto "Geração Consciente" que já formou 48 jovens na qualidade de educadores populares, e que estão sendo planejadas novas etapas no município.
O evento foi considerado pelo gestor uma ótima oportunidade para dirigir-se às entidades, e demonstrar a necessidade de criar-se parcerias no intuito de promover e destacar ações de educação para o consumo, dirigidas a ambos os sujeitos que atuam nas relações de consumo, ou seja, consumidores e fornecedores, visando a harmonização e pacificação de tais relações, que será conquistada somente com a adequação e ajustamento às normas constituídas e ações de conscientização sobre direitos e deveres.
Concluiu-se ao final com diversas perguntas dos participantes ao palestrante, debatendo sobre diversos casos concretos que ocorrem no cotidiano da defesa do consumidor, bem como a gestão do Fundo Municipal e Conselho de Defesa do Consumidor.
Participaram do evento, além do palestrante, 11 entidades representadas dentre 17 associadas, considerado um quórum qualificado.
Em breve serão programadas novas palestras dando-se prosseguimento a meta de atingir ao maior número de setores da sociedade, visando o cumprimento das missões precípuas do órgão.


O PROCON Canoas agradeceu ao Fórum de entidades e reafirmou seu compromisso colocando-se à disposição para a realização de ações no estilo.

RETOMADA DE ATIVIDADES DESTE BLOG

Atenção consumidores canoenses, estamos retomando as atividades deste blog. Estivemos fora do ar por alguns problemas técnicos, mas gradualmente estaremos atualizando notícias e aguardando novamente a participação com comentários, dúvidas, denúncias, etc.
Agradecemos a todos os participantes.
Att.
Consumidor Canoas.