blog do CONSUMIDOR DE CANOAS

Contato com responsável: buenotche@ig.com.br;








Prezado consumidor.
Todos na verdade somos consumidores de fato ou em potencial.
Este veículo tem o escopo de prestar auxílio em dúvidas gerais sobre direitos do consumidor, fornecendo dicas úteis de como proceder em casos que ocorram desta área do direito.


RESUMO DA DOCUMENTAÇÃO BÁSICA EXIGIDA REFERENTE ÀS PRINCIPAIS DEMANDAS EM DIREITOS DO CONSUMIDOR:

1) PROBLEMAS COM PRODUTOS (bens móveis em geral): Nota fiscal, ordens de serviço da Assistência Técnica, Termo de Garantia, Protocolos de atendimento on line(se for compra on line), boletos, comprovantes de pagamento, etc;

2) SERVIÇOS ESSENCIAIS (Telefonia em geral, internet, tv a cabo, etc), ÁGUA, ENERGIA ELÉTRICA): Últimas Contas, faturas, boletos, etc, de preferência com discriminativo mensal e comprovantes de pagamento, cartas, avisos enviados ao consumidor, ofertas enviadas, etc, protocolos de atendimento do SAC da empresa;

3) ASSUNTOS FINANCEIROS(Bancos, instituições financeiras):Cartões, boletos, faturas, comprovantes de pagamentos, extratos bancários, correspondências enviadas pela instituição ao consumidor referentes ao problema, etc e outros que tiver sobre a conta bancária;

4) DÍVIDAS: boletos, faturas, comprovantes de pagamento, extratos, etc, sendo que o parcelamento possui regras em cada empresa, pois não é obrigatório, em que pode ser solicitada nos órgãos de defesa do consumidor a mediação no intuito de realizar um acordo mais favorável ao consumidor;

5) SAÚDE: contratos, comprovantes de pagamentos, etc;


6) HABITACIONAL: contratos, comprovantes de pagamento, boletos, e outrso emitidos pelas empresas;

PROCEDIMENTO COMUM A TODAS AS QUESTÕES:

Quando há SAC - Serviço de Atendimento ao Consumidor, de preferência, que seja efetuada a tentativa junto ao mesmo antes de comparecer até um órgão de defesa do consumidor visando cumprir este requisito importante na hora de comprovar que efetuou a tentativa prévia antes de buscar o auxílio.


TITULAR OU PROCURADOR:

A reclamação junto aos órgãos de defesa do consumidor pode ser feita ou pelo titular que consta nos documentos, ou por um procurador
sendo que no caso do procurador efetuar a reclamação terá que trazer as cópias do RG e CPF do titular, além é claro dos documentos que referimos nos itens de cada tipo de produto ou serviço.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

NOVA DENÚNCIA DE CONSUMIDORA VÍTIMA DE SITE DE COMPRAS

Atenção consumidores! Mais uma vez, reproduzimos uma denúncia de uma consumidora, vítima de um site de compras, tendo um prejuízo financeiro, configurando um crime cibernético:

"Boa tarde
Gostaríamos de fazer uma denúncia. Fizemos a compra de uma tv LCD 42" por um site de uma loja chamada 'Impact Shop'. A loja mostrava um cnpj, endereço em SP e até mesmo o número de um telefone. Os preços eram bem convidativos e resolvemos ligar para checar a existência da loja. O "vendedor" chamado "Tiago" atendeu e disse que os preços baixos eram uma queima de estoque de natal que havia sobrado e que o produto era enviado com frete grátis para todo o Brasil via transportadora. O pagamento de 1.056 reais foi feito através de depósito bancário, temos o comprovante de depósito. Agora o site da loja sumiu da internet, o
telefone ninguém atende e não recebemos o produto, creio que somos vítimas do crime cibernético e gostaria de saber o que pode ser feito a respeito pela Polícia e pela Justiça.
Obrigada."

Mais uma vez infelizmente, temos então que alertar aos consumidores sobre estes crimes cibernéticos, que procurem então ter o cuidado máximo ao efetuar uma compra, sobretudo quando há um preço ou condições atrativas e vantajosas, pois é aí que acabam conseguindo cativar o consumidor. Não necessariamente todos os casos, mas alguns, como vemos, acabam se tornando em prejuízos ao cidadão honesto que busca uma forma menos onerosa de adquirir um produto ou serviço, mas que pode ser enganado em sua boa-fé.
Att.
Responsável.

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

MAIS UM GOLPE ESTÁ SENDO APLICADO: DIGITAR A SENHA NO CARTÃO DE CRÉDITO

Uma consumidora atenta nos enviou por email esta mensagem, sobre um golpe que está sendo aplicado frequentemente quando do uso do cartão de crédito, e nós resolvemos publicar na íntegra, para que todos fiquem cientes e atentos aos cuidados na hora de utilizar do serviço.
Leiam com atenção o texto inteiro, será muito útil para todos. Repassem a seus amigos:
"Os 'caras' são no mínimo muito criativos! Há muito tempo não uso
cheque e quase não levo dinheiro vivo, só gasto no Electron. De
tanto usar, a gente perde um pouco do cuidado e é aí que sofre com
a falta de atenção!
 No meu caso, me dei conta na hora, mas foi por sorte, pois, normalmente, não daria tanta atenção na hora de colocar a senha do cartão.

Abasteci o carro e na hora de pagar, o frentista fez a 'gentileza'de me alcançar a maquininha, só que nesse momento os dedos dele taparam o visor.

Digitei a senha e ele colocou de volta na bancada, ai veio a minha sorte: Por engano, digitei um número a menos e o cara sem querer falou: 'tá faltando um 'número'.

Como eu estava ao lado, olhei rapidamente para o visor e minha senha estava ali digitada, ao invés dos tradicionais asteriscos!!! 
Como já conheço o gerente do posto (Ipiranga) chamei-o na hora e perdi mais umas duas horas na delegacia.

Lá veio o esclarecimento do novo golpe:

O atendente faz uma 'gentileza' e segura a máquina pra digitarmos a senha, neste momento, tapando o visor com a ponta dos dedos, na Verdade ele não colocou o valor da compra, e os dígitos da senha aparecem no visor ficando expostos como se fossem o valor da compra.
Ele anota a senha e diz que não funcionou por qualquer motivo. Faz
novamente o procedimento só que correto e a gente paga a despesa.

PRONTO: O cara tem a senha anotada e o número do cartão que fica registrado na bobina.
Segundo a delegada, em dois dias um cartão clonado com qualquer nome está na mão da quadrilha e os débitos caem direto na sua conta!!!
O frentista confessou que 'nem conhece quem são as pessoas por trás
disso' um motoqueiro passou no posto,ofereceu R$ 600,00 por semana e passava lá pra pegar a lista de cartões e senhas e para deixar o dinheiro pro cara.

Segundo a delegada está acontecendo muito em barzinhos, botecos,danceterias, lojas de conveniência, posto de gasolina, etc.

Se puderem, repassem".
Nós então como dito, repassamos e esperamos que tenham cuidado com este golpe para não tornarem-se vítimas destes golpistas que estão à solta por aí, infelizmente.
Caso presencie o golpe, denuncie às autoridades competentes.
Att.
Responsável.